A escolha da hélice é um dos passos mais importantes antes de se colocar qualquer avião telecomandado no ar.
O objectivo da hélice é puxar o ar à sua volta e empurrá-lo numa determinada direcção. No caso do aeromodelismo, como é lógico, as hélices puxam o ar da frente do avião para trás fazendo com que o aeromodelo se desloque para a frente.
O objectivo da escolha da hélice para um determinado aeromodelo é alcançar o máximo desempenho da hélice tendo em conta o motor que está a ser utilizado, ou seja, saber qual será a força realizada e a velocidade possível, e para isso, é essencial conhecer o torque do motor, o passo da hélice e seu raio.
Para o mesmo valor de rotação do motor, quanto maior for o raio da hélice, mantidos todos os outros parâmetros, maior será a quantidade de ar deslocada por volta, logo existe uma maior força a aplicar pelo motor não se podendo por isso aumentar demasiado o raio pois causará a perda de rotação do motor.
Para o mesmo valor de rotação do motor, se aumentarmos o passo da hélice, uma quantidade maior de ar irá passar pela hélice, aumentando a velocidade. Concluindo, se aumentar o passo da hélice, a velocidade do avião poderá ser maior, e vice-versa. Contudo, mais uma vez, ao se aumentar em demasia o passo da hélice, o motor perde rotação.
Como se acabou de verificar, as duas grandezas mais importantes na escolha da hélice é o diâmetro e o passo. Outras grandezas a ter em conta na escolha da hélice são o material das pás e o número de pás. De seguida são apresentados os efeitos proporcionados na eficiência da hélice ao se alterar cada uma destas grandezas:
- Diâmetro (explicado acima)
- Passo (explicado acima)
- Nº Pás
Quanto mais pás uma hélice tiver, mais força é exercida por volta. Geralmente aumenta-se o número de pás na hélice quando a hélice ideal é muito grande comparada ao tamanho do avião, de modo a diminuir o seu diâmetro.
- Material das Pás
A explicação deste tópico é bastante complexo pois também depende do fabricante da hélice. Resumidamente, os tipos de hélices mais conhecidas são as de Nylon, Madeira, Fibra e de Carbono. Comparando as hélices mais utilizadas, Nylon e Madeira, a de madeira tem uma melhor eficiência pois com o aumentar de velocidade tem uma deflexão menor.
Para facilitar a escolha da hélice aos aeromodelistas, cada motor tem no seu manual a hélice recomendada de acordo com as suas característica, bem como diversas combinações passo – diâmetro. Existem ainda tabelas de referência para a escolha da hélice depende da motorização, tal como se pode ver na figuras seguintes:
Motores a 2 tempos |
Motores a 4 tempos | ||||
Cilindrada (em polegadas cúbicas) |
Tamanho standard |
Alternativo | Cilindrada (em polegadas cúbicas) |
Tamanho standard |
Alternativo |
.049 | 6 x 3 | 5-1/4 x 4 5-1/2 x 4 6-3-1/2 6 x 4 7 x 3 |
.20 – .21 | 9 x 6 | 9 x 5 10 x 5 |
09 | 7 x 4 | 7 x 3 7 x 4-1/2 7 x 5 |
.40 | 11 x 6 | 10 x 6 10 x 7 11 x 4 11 x 5 11 x 7 11 x 7-1/2 12 x 4 12 x 5 |
.15 | 8 x 4 | 8 x 5 8 x 6 9 x 4 |
.45 – .48 | 11 x 6 | 10 x 6 10 x 7 10 x 8 11 x 7 11 x 7-1/2 12 x 4 12 x 5 12 x 6 |
.19 – .25 | 9 x 4 | 8 x 5 8 x 6 9 x 5 |
.60 – .65 | 12 x 6 | 11 x 7-1/2 11 x 7-3/4 11 x 8 12 x 8 13 x 5 13 x 6 14 x 5 14 x 6 |
.29 – .30 | 9 x 6 | 9 x 7 9-1/2 x 6 10 x 5 |
.80 | 13 x 6 | 12 x 8 13 x 8 14 x 4 14 x 6 |
.35 – .36 | 10 x 6 | 9 x 7 10 x 511 x 4 |
.90 | 14 x 6 | 12 x 10 13 x 8 14 x 8 15 x 6 |
.40 | 10 x 6 | 9 x 8 11 x 5 |
1.20 | 16 x 6 | 14 x 8 15 x 6 15 x 8 16 x 8 17 x 6 18 x 5 18 x 6 |
.45 | 10 x 7 | 10 x 6 11 x 511 x 6 12 x 4 |
1.60 | 16 x 6 | 15 x 6 15 x 8 16 x 8 18 x 6 18 x 8 20 x 6 |
50 | 11 x 6 | 10 x 8 11 x 7 12 x 4 12 x 5 |
2.40 | 18 x 10 | 18 x 12 20 x 8 20 x 10 |
.60 – .61 | 11 x 7 | 11 x 7-1/2 11 x 7-3/4 11-8 12 x 6 |
2.70 | 20 x 8 | 18 x 10 18 x 12 |
.70 | 12 x 6 | 11 x 8 12 x 8 13 x 6 14 x 4 |
3.00 | 20 x 10 | 18 x 12 20 x 10 |
.78 – .80 | 13 x 6 | 12 x 8 14 x 4 14 x 5 |
Nota:
Esta tabela refere-se Para uma hélice tripá |
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1.08 | 16 x 6 | 15 x 8 18 x 5 |
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.90 – .91 | 14 x 6 | 13 x 8 15 x 6 16 x 5 |
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1.20 | 16 x 8 | 16 x 10 18 x 5 18 x 6 |
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1.50 | 18 x 6 | 18 x 8 20 x 6 |
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1.80 | 18 x 8 | 18 x 10 20 x 6 20 x 8 22 x 6 |
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2.00 | 20 x 8 | 18 x 10 20 x 6 20 x 10 22 x 6 |