Publicado por: Sadofly | outubro 17, 2010

Balanceamento de Hélices

O balanceamento de hélices é um dos processos mais importantes para garantir a estabilidade de um avião de rádio controle.

Antes de se fazer o balanceamento, é necessário verificar a posição do furo da hélice, pois deve estar exactamente centralizado. A distância do furo às pontas das hélices tem que ser o mesmo, ou seja, ao girar a hélice, as suas pontas devem passar exactamente sobre o mesmo ponto.

Processo de Balanceamento:

1) Marcar uma linha longitudinal que atravesse o centro da hélice.


2) Fazer as 4 marcas (A, B, C e D) uma em cada quadrante tal como se pode observar nas figuras seguintes.

3) Colocar a hélice verticalmente no balanceador com o lado marcado A-C para cima.

4) Se o lado A-C cair no sentido anti-horário, por exemplo, então a área do bordo de ataque A está pesada e deve ser lixada com cuidado. Da mesma forma se cair no sentido horário, a área do bordo de fuga C está pesada e deve ser lixada. Como precaução deve sempre lixar-se a parte superior da hélice e não a inferior.

e) Sempre que a hélice parar constantemente na diagonal, como se pode verificar na figura seguinte, a área do bordo de ataque D deverá ser lixada. No caso da figura4 a área do bordo de fuga B está pesada, necessitando de correcção.

f) O balanceamento está completo quando a hélice parar aleatoriamente em posições diferentes sempre que for movimentada.

Anúncios

Categorias